Operadora de logística farmacêutica investe em sustentabilidade e planeja calendário anual com políticas ESG

Operadora de logística farmacêutica investe em sustentabilidade e planeja calendário anual com políticas ESG

Imagem: Divulgação | A Temp Log conta com uma completa gestão de resíduos, além de ações de conscientização dos seus colaboradores



Janeiro de 2023. A adoção de práticas Sociais, Sustentáveis e de Governança, que contemplam o tripé da sigla ESG, deixou de ser uma opção para se tornar decisiva no planejamento das empresas, cuja prioridade é se manter sólida no mercado. Em 2022, o tema foi destaque e promete seguir em pauta este ano. De acordo com o estudo “Previsões ESG 2023 para a Sustentabilidade Mundial”, da série IDC FutureScape 2023 do International Data Group, questões sustentáveis serão encaradas como uma área de negócios, que pautará as estratégias das organizações, a partir de 2023.



"Tudo indica que, independentemente do setor, todos vão precisar estar preparados para atender os anseios e demandas dos clientes, que não estão mais de olho apenas no preço".

A Temp Log, Operadora Logística especializada nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, é uma das empresas que está se preparando para este cenário. Quando se fala em sustentabilidade, ela já tem como prioridade uma completa gestão dos seus resíduos, sobretudo, por atuar com produtos para a área de saúde.



“Como tratamos de produtos para a saúde, utilizamos uma empresa certificada para retirar e reciclar nossos resíduos e insumos de armazém. Também temos licença para incineração de produtos descartados pelos clientes. Somente o resíduo orgânico é coletado pelo departamento de água e esgotos da cidade”, explicou o diretor executivo da Temp Log, Carlos Eduardo Buran, destacando que há alguns anos foi desenvolvido um mapeamento dos resíduos gerados para a correta implantação das políticas atuais.

O lixo reciclável (plástico e papelão) produzido pela Temp Log é recolhido semanalmente desde 2019, conforme contrato com a Hynove Ambiental. Os demais resíduos são separados em grupos, cada um com a sua destinação correta: medicamentos, pilhas, lâmpadas, óleo de carro e equipamentos.



Os medicamentos retornam para o fabricante, pois é responsabilidade deles a destinação, a chamada Logística Reversa. O óleo da frota é coletado a cada dois anos ou quando necessário. A última coleta foi feita em 2022 quando foi recolhido um tambor de 50 litros de óleo usado. O investimento total para execução desses processos é de R$ 80 mil anuais.



“Outra medida adotada foi a contratação de uma firma especializada para assinatura digital de documentos, reduzindo assim o gasto com papel, diminuição de CO2 e água, e árvores preservadas. Viabilizamos o acesso a todos os procedimentos internos e manuais individualmente por meio do nosso software de Qualidade. O acesso anula a necessidade de impressão dos documentos e manutenção sempre que ocorre uma nova revisão”, disse Buran.

Além da gestão de resíduos, a Temp Log procura manter a frota renovada e em dia com as revisões semestrais. A Operadora Logística conta com um sistema de avaliação que ajuda a controlar as condições dos veículos de parceiros.



“Alguns de nossos caminhões utilizam ARLA/ Sistema SCR, e sua ação auxilia na redução da emissão de poluentes provenientes da queima do óleo diesel. Também há a preocupação com a redução de emissão de gases poluentes do ar-condicionado e câmaras frias”, apontou o diretor.

A manutenção preventiva mensal envolve a retirada do gás com uma recolhedora, filtrando-o e devolvendo-o para que seja feita a devida reciclagem em cumprimento às boas práticas exigidas pelo Ibama no controle do uso de fluidos refrigerantes.



“Também fazemos o uso racional de energia com a substituição de todas as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, que têm maior eficiência energética. Fazemos revisão e substituição de toda fiação elétrica da empresa e temos uma política de conscientização dos colaboradores para que mantenham as luzes e aparelhos desligados quando fora de uso. A utilização racional da água, com a instalação de torneiras de controle automático e redutores de pressão e válvula dupla para controle da descarga está dentro das nossas ações”, pontuou Buran.

Para o diretor, as iniciativas fazem parte do caminho em direção a um plano ESG completo.



"Queremos ter um calendário anual que amarre todas as ações sociais e de meio ambiente em um programa único e com verba e recursos predeterminados".

Sobre a Temp Log



Operador logístico especializado nos serviços de armazenamento, fracionamento e transporte para a indústria farmacêutica, a Temp Log atua com cargas frias e produtos especiais. Com quase 30 anos de mercado, é também referência nacional na operação logística de toxinas botulínicas, preenchedores faciais e bioestimuladores. A excelência no manejo de produtos fracionados de alto valor agregado para a saúde humana faz com que mais de 2300 municípios brasileiros tenham acesso a esses insumos por meio da Temp Log. Com um modelo arrojado de negócio, tem como principal diferencial o prazo rápido de entrega e o investimento em tecnologias avançadas.



Saiba mais em: https://templog.net/





Imprensa


https://noticias.ambientalmercantil.com/26/01/2023/operadora-de-logistica-farmaceutica-investe-em-sustentabilidade-e-planeja-calendario-anual-com-politicas-esg/