Agrofotovoltaico: Palestra de Energia Renovável do CEO da EMS Engenharia será destaque no 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César, interior de São Paulo

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias em colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
- Agrofovoltaico é um novo termo, e um novo segmento do mercado de energia solar, onde a geração de energia solar é combinada simultaneamente com a produção de alimentos.
- O Agrofovoltaico já está sendo aplicado em alguns países da Europa e promete revolucionar o setor agrícola global
- Os termos AgroFV, Agrofotovoltaico ou Agrovoltaico significam a mesma coisa.
Julho de 2023 - O 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César será marcado por uma palestra imperdível sobre "Energias renováveis com foco no Agrofotovoltaico" ministrada pelo engenheiro e CEO Eduardo Soares, da EMS Engenharia, empresa especializada em instalações e usinas solares. A empresa também terá um estande, e estará atendendo aos interessados no tema, além de sorteios de brindes. Agrofotovoltaico é uma nova forma de instalar usinas solares fotovoltaicas em áreas rurais, que já está sendo aplicada na Europa. O Agrofotovoltaico promete revolucionar o setor agrícola e o agronégocio, ao combinar a produção de alimentos com a geração de energia solar ao mesmo tempo.
Eduardo Soares comenta:
"A iniciativa do Prefeito Diego Augusto Berti Cinto é excelente, de dar espaço no 1. Encontro do Agronegócio de Cerqueira Cesar para falarmos dos benefícios da Energia Solar. Sabemos o quanto é importante o setor do Agronegócio se tornar mais sustentável".
"Investir em energia solar é uma forma do agronegócio contribuir com a descarbonização e com o meio ambiente. Hoje sabemos que o setor solar já está presente nas áreas rurais, porém agora, podemos oferecer projetos mais eficientes e rentáveis: combinando a geração de energia e a produção agrícola na mesma área. Iremos apresentar no evento o que há de mais novo no mundo do solar. Teremos também um estande, para atender aos interessados, individualmente", conclui Soares.
Foto: Instalação agrofotovoltaica vertical em Aasen, Donaueschingen, Alemanha
© Solverde Bürgerkraftwerke
Foto: A ENGIE Green e o Syndicat Mixte Lozérien de l'A75 inauguraram o parque solar fotovoltaico de La Tieule. É a maior central solar terrestre AgroFV, com 35.000 painéis fotovoltaicos em 18 hectares.O CEO da EMS Engenharia, Eduardo Soares esteve na Alemanha em junho deste ano para buscar soluções inovadoras para serem aplicadas no setor agrícola e rural.
O objetivo é atender pequenos, médios e grandes produtores agrícolas que estejam comprometidos com o meio ambiente e as mudanças climáticas, que queiram investir em energias renováveis para reduzirem sua pegada do carbono.
Vantagens e Benefícios do Agrofotovoltaico
O agrofotovoltaico tem ganhado destaque em diversos países ao redor do mundo. Na Europa, por exemplo, a Alemanha é pioneira nessa tecnologia e tem obtido resultados positivos em sua aplicação. Outros países como Itália, França e Espanha também têm investido no agrofotovoltaico. Além disso, na Ásia, a China vem se destacando como um dos principais mercados de energia solar agrícola.
Foto: Projeto de pesquisa demonstra a alta produção agrícola no cultivo de frutas vermelhas. © BayWa r.e
O Brasil tem um grande potencial para a adoção do agrofotovoltaico, dada a sua extensa área rural e abundância de recursos solares.
Projetos pilotos e comerciais já estão sendo implementados em diversas regiões do país, e o interesse de agricultores e investidores na tecnologia só tem crescido. O governo brasileiro também tem incentivado a geração de energia solar no campo por meio de políticas públicas e linhas de financiamento específicas.
Uso eficiente do Espaço e diversificação de Renda: O agrofotovoltaico permite o "uso duplo" da terra, combinando a produção de alimentos com a geração de energia solar. Dessa forma, os agricultores melhoram o uso do espaço disponível, aumentando sua renda ao produzir alimentos e energia ao mesmo tempo. Com a geração de energia solar, os agricultores têm a oportunidade de se tornarem produtores de energia e comercializá-la, diversificando suas fontes de renda e aumentando sua autonomia financeira.
Sustentabilidade e Eficiência Produtiva: O agrofotovoltaico une a geração da própria energia de fontes limpas e renováveis, já que a energia solar é uma fonte limpa e livre de poluentes, ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa, mitigando os impactos das mudanças climáticas.
Estabilidade e Eficiência Energética: A geração de energia solar proporciona uma fonte econômica e competitiva, limpa e renovável, que reduz os gastos com energia elétrica nas propriedades rurais e os agricultores podem investir em melhorias em suas atividades e aumentar a competitividade no mercado. A geração de energia solar é menos afetada pelas oscilações elétricas, em comparação com outras fontes de energia, garantindo uma oferta constante e confiável de eletricidade no campo.
Aumento da produtividade agrícola e estímulo ao desenvolvimento regional: O agrofotovoltaico pode beneficiar as culturas agrícolas ao fornecer sombreamento adequado para algumas espécies, protegendo-as dos efeitos do clima excessivamente quente e melhorando a produtividade. Pode atrair novos investidores e empreendedores para a região, impulsionando a economia local e gerando empregos diretos e indiretos.
Foto: Módulos fotovoltaicos com células solares segmentadas espacialmente e função de proteção, Holanda. © BayWa r.e.Isso possibilita uma otimização das terras, aumentando a produção de alimentos e a geração de energia de forma simultânea.
Com o potencial de aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade ambiental, o agrofotovoltaico se apresenta como uma importante alternativa para garantir o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais no presente e no futuro. A palestra no 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César será uma oportunidade valiosa para conhecer de perto os benefícios e desafios dessa inovadora tecnologia.
Sobre a Palestra "Energias renováveis com foco no Agrofotovoltaico"
Às 15h00, o CEO da EMS Engenharia, Eduardo Soares, subirá ao palco para compartilhar sua visão sobre o agrofotovoltaico e suas vantagens para o setor rural. Durante a palestra, serão destacados os benefícios do uso combinado de energia solar e atividades agrícolas, fornecendo uma perspectiva concreta de como essa tecnologia pode transformar o agronegócio e promover um desenvolvimento sustentável.
Imagem: Eficiência da utilização do solo para a energia agrovoltaica na cultura do trigo em Heggelbach, Alemanha em 2017. ©Fraunhofer
Foto: Pomar de macieiras com sistema agrofotovoltaico em Gelsdorf, Alemanha com 258 kWp de capacidade instalada.©Fraunhofer
Foto: Sistema suspenso que permite o trânsito de uma ceifeira-debulhadora de batatas, Alemanha ©Hofgemeinschaft Heggelbach
Foto: Sementeira de trigo com ceifeira-debulhadora trabalhando debaixo da instalação solar. ©Fraunhofer ISE
Serviço
O 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César é uma iniciativa pioneira promovida pela Prefeitura, com o intuito de impulsionar o setor agrícola local e oferecer um espaço para atualização e intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais do campo. O evento conta com o apoio da CATI, SENAR, empresas parceiras e instituições de ensino técnico e superior, visando agregar tecnologia e inovação ao agronegócio regional.
Data: 28 de julho de 2023
Horário: a partir da 13h00, Palestra de Energias Renováveis às 15h00
Local: Parque de Exposições "Isidoro Achille Costa" (Recinto da FAICC)
Local do evento - Parque de Exposições "Isidoro Achille Costa" (Recinto da FAICC) - Cerqueira César, SPSobre a EMS Engenharia
Eng. Eduardo Soares, CEO da EMS EngenhariaA EMS Engenharia, sediada em Cerqueira César, São Paulo, é uma empresa especializada em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, que se destaca por oferecer soluções personalizadas no setor de energias renováveis. A empresa atende clientes no seu município sede e municípios de regiões vizinhas, oferecendo serviços de instalações de sistemas solares fotovoltaicos industriais e residenciais. Site oficial: http://emsengenharia.net.br
Os engenheiros Eduardo Soares e Rodrigo Filadelfo são os CEOs da EMS Engenharia, com sede em Cerqueira César, interior de São Paulo. Eng. Eduardo Soares, palestrante, está disponível via LinkedIn.
Sobre direitos autorais da imagens: as fotos da publicação são da pesquisa do Instituto Fraunhofer,"Agrivoltaics: Opportunities for Agriculture and the Energy Transition", devidamente creditadas. A pesquisa está disponível online, para baixar. A reprodução das imagens desta publicação fica expressamente proibida pela redação da Ambiental Mercantil.
Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.
Temas relacionados
https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/06/empresarios-do-setor-solar-do-interior-de-sao-paulo-destacam-experiencia-na-alemanha-eo-potencial-das-energias-renovaveis-no-brasil/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/06/delegacao-brasileira-visita-na-alemanha-primeira-usina-solar-fotovoltaica-de-grande-escala-do-mundo-sobre-os-telhados-do-messe-munchen/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/07/agrofotovoltaico-palestra-de-energia-renovavel-do-ceo-da-ems-engenharia-sera-destaque-no-1-encontro-do-agronegocio-de-cerqueira-cesar-interior-de-sao-paulo/