Atiaia Renováveis passa a ter mais uma pequena central hidrelétrica atendendo aos 17 ODS da ONU

Atiaia Renováveis passa a ter mais uma pequena central hidrelétrica atendendo aos 17 ODS da ONU

Imagem: Divulgação | PCH Garganta da Jararaca, localizada em Mato Grosso, recebe certificado REC Brazil e é a segunda do País a atender a todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; a primeira, da própria Atiaia, é a PCH Bandeirante



Agosto de 2023 - Em mais uma conquista, a Atiaia Renováveis, empresa de geração e comercialização de energias renováveis, chancela sua vertente em sustentabilidade. A Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Garganta da Jararaca, localizada em Mato Grosso, recebe a certificação REC Brazil e passa a ser a segunda do País a atender aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).



O reconhecimento da PCH Garganta da Jararaca foi feito pelo Instituto Totum, que emite a certificação REC Brazil. O certificado é uma iniciativa conjunta da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e da Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel), com apoio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e da Associação Brasileira de Biogás e de Biometano (ABiogás), e tem como objetivo fomentar o mercado de energia gerada a partir de fontes renováveis e com alto desempenho em sustentabilidade.



"Estamos extremamente honrados por obter essa certificação em uma segunda PCH. A incorporação dos princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) é parte integral do nosso plano estratégico na Atiaia Renováveis e permeia todas as nossas atividades diárias. Nosso alvo consiste na realização de uma mudança sustentável no setor energético e, sem dúvida, esse marco é resultado de um esforço significativo e de nosso compromisso com um mundo mais ecologicamente equilibrado”, ressalta Lígia Guedes, gerente de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da Atiaia Renováveis.

A PCH Garganta da Jararaca está localizada entre os municípios de Campo Novo do Parecis e Nova Maringá, em Mato Grosso, e tem 29,3 MW de potência instalada e geração anual de 185 mil MW.A primeira a atender aos 17 ODS da ONU foi a PCH Bandeirante, também da Atiaia, situada entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, em Mato Grosso do Sul, que tem 28 MW de potência instalada e geração anual de 161 mil MWh.



Metas atingidas



A PCH Porto das Pedras, que já havia conquistado 11 dos 17 ODS, teve a renovação do certificado e agora atende a 14 ODS. Também localizada emMato Grosso do Sul, entre os municípios de Chapadão do Sul e Água Clara, tem potência instalada de 28 MW e geração anual de 200 mil MWh.



"Atuamos com a missão de sermos agentes da transformação sustentável, assegurando o fornecimento de energia limpa e renovável com proveniência comprovada. O certificado REC Brazil confere aos nossos clientes a garantia de que cumprimos os requisitos de sustentabilidade, abrangendo os âmbitos social e ambiental, além de validar a diminuição de emissões de carbono na atmosfera e o fortalecimento dos princípios ESG”, reforça Roberta Tenenbaum, diretora da Comercialização de Energia.

Agenda ESG



A Atiaia Renováveis traz em seu propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades em que atua. A agenda ESG faz parte da estratégia da companhia, que permeia seus negócios pelos quatro pilares da governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. Conta com um Conselho de Administração Independente, que, desde a sua criação, traz a presença feminina em sua composição e busca ampliar a diversidade.



Além da diversificação de fontes de energias renováveis, a Atiaia também contribui para uma economia de baixo carbono e para a transição energética brasileira, atenuando os efeitos das mudanças climáticas. A empresa adota, ainda, medidas ecologicamente sustentáveis, como a gestão de resíduos sólidos, o monitoramento dos recursos hídricos e de áreas de preservação permanentes, desenvolve campanhas de educação, incentivo e boas práticas em gestão ambiental, entre outras. Atua também para promover o bem-estar das pessoas no ambiente de trabalho e gerar impacto positivo nos lugares em que opera, viabilizando ações que fomentem melhorias sociais e ambientais nessas regiões.



A Atiaia Renováveis cultiva um ambiente de igualdade e respeito entre todos os públicos, inclusive àqueles que estão ao seu redor, sempre em linha com a agenda promovida no Grupo Cornélio Brennand.



Sobre a Atiaia Renováveis



A Atiaia Renováveis é uma empresa de geração e comercialização de energias renováveis e tem como propósito ser um agente de transformação sustentável dos negócios de seus clientes e da vida das comunidades onde atua. A empresa, que é participante do Pacto Global da ONU, aplica as boas práticas ESG de forma contínua em todos os seus processos e tem desenvolvido projetos de energia solar fotovoltaica, hidroenergética e eólica, em linha com o seu planejamento estratégico. Nosso parque gerador contempla 376 MW, sendo 221 MW de usinas em operação e 155 MW de usinas pré-operacionais, todos empreendimentos de baixo impacto ambiental e fontes de energia limpa. Além disso, tem um pipeline de 1,9 GW em desenvolvimento de projetos em PCHs, solares e eólicos, os dois últimos destinados aos seus clientes no mercado livre de energia.



Site oficial: Home - Atiaia Renováveis



Imprensa


https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/08/atiaia-renovaveis-passa-a-ter-mais-uma-pequena-central-hidreletrica-atendendo-aos-17-ods-da-onu/