Em parceria com Heineken, SOLOS e AWE irão reciclar 100% das garrafas de vidro por meio do projeto Vidrado

Em parceria com Heineken, SOLOS e AWE irão reciclar 100% das garrafas de vidro por meio do projeto Vidrado

Imagem: Divulgação | A ação acontece em Caraíva, teve início no dia 28 de dezembro e estende-se até 29 de fevereiro de 2024



Janeiro de 2024 - Em sua quarta edição, o projeto Vidrado, uma iniciativa de mobilização e coleta de resíduos de vidro promovida pela startup SOLOS e a festa Revéillon AWE, iniciou suas atividades em Caraíva no dia 28 de dezembro de 2023, estendendo-se até 29 de fevereiro de 2024. O projeto, que vai para o quarto ano no vilarejo em parceria com a comunidade Pataxó, visa proporcionar o descarte correto para 100% das garrafas de vidro durante o período de verão.



A ação Vidrado tem conquistado uma importância significativa alcançando 95% de participação entre os habitantes e empreendimentos locais. A coleta dos resíduos é realizada utilizando quadriciclos, o único meio de transporte motorizado permitido na região. Entre os itens recolhidos estão garrafas de vidro de bebidas como cervejas, destilados e vinhos, além de potes de conserva e copos quebrados.



Reconhecida pela Forbes Brasil como uma das vinte mulheres inovadoras nas Agtechs, e sócia-diretora da SOLOS, Saville Alves comenta que desde seu lançamento em 2021, o projeto já acumulou mais de 80 toneladas de resíduos de vidro, equivalente a cerca de 260 mil garrafas recicladas.



O projeto, inicialmente criado para solucionar o problema pontual do excesso de resíduos durante a semana do Réveillon, tornou-se uma ação contínua durante o verão de sensibilização, adesão e geração de renda para a comunidade Pataxó. O impacto positivo do Vidrado ajudou na restauração de um edifício, transformando-se em uma iniciativa integral que enriqueceu a qualidade de vida dos residentes locais.



A SOLOS, idealizadora do Vidrado, conta com a parceria das empresas INNER, responsável pelo tradicional evento de Ano Novo AWÊ em Caraíva, e da cervejaria Heineken.



“Durante a temporada de festas de final de ano, a quantidade de resíduos na região aumenta em até 5 vezes e nosso objetivo é coletar 30 toneladas de resíduos durante sua ação de dois meses’’, revela Saville.

Todas as embalagens coletadas pelo Vidrado são direcionadas para reciclagem, com o apoio da Owen Illinois, a maior recicladora de vidro do mundo. Cada garrafa recolhida tem o potencial de dar origem a uma nova, sem perda de matéria-prima e com menor emissão de resíduos e partículas de gás carbônico (CO²).



Além da contribuição ambiental, o Vidrado busca mobilizar 12.000 turistas, alcançar 100% de adesão entre bares, restaurantes, pousadas e residências do vilarejo, e impactar pessoas da comunidade indígena do Xandó.



O resultado do descarte incorreto



Durante a temporada de verão, a região de Caraíva experimenta um notável aumento no número de turistas, o que, infelizmente, resulta no aumento significativo da quantidade de resíduos na área. Esse acúmulo de lixo nas margens do rio Caraíva representa uma ameaça ambiental substancial, pois o chorume, um líquido produzido pelo lixo orgânico, é arrastado pela correnteza do rio.



Nesse cenário, há o risco de contaminação do lençol freático, a principal fonte de água da região. A contaminação, por sua vez, pode afetar os peixes presentes no rio, comprometendo a segurança alimentar da comunidade local. Além disso, se a água contaminada for utilizada na irrigação agrícola, há o potencial de disseminação da contaminação para frutas, verduras e legumes, agravando ainda mais os problemas ambientais e de saúde na região.



Sobre SOLOS



A SOLOS tem como objetivo promover o descarte correto e apoiar marcas e territórios a superarem seus desafios relacionados à economia circular. Desenvolvem soluções através de frentes de conteúdos e experiências, sistemas inteligentes de coleta e gestão de resíduos de eventos, fazendo melhor a vida de todos: dos catadores às tartarugas marinhas. Construíram soluções para grandes marcas como a Braskem, iFood, Nubank e órgãos do poder público como a Prefeitura de Fortaleza e a SECIS em Salvador. Ao todo, já coletaram mais de 1.100 toneladas de resíduos, impactando positivamente 6 estados, gerando mais de 2,5 milhões de reais em renda para cooperativas de catadores.



A empresa já ganhou alguns prêmios como o CNI, Confederação Nacional da Indústria e SEBRAE como Pequena Empresa que mais inova para a Sustentabilidade, sendo vencedora do Prêmio Nacional de Inovação. Também, foram finalistas na categoria Negócios em Operação da 9ª edição do Prêmio Connected Smart Cities. Além disso, foram uma das 25 negócios de impacto selecionadas para participar do programa de tração, criado pelo BNDES, em parceria com Artemisia, Wayra e Liga Ventures, que irá impulsionar empreendedores(as) de impacto de todo o Brasil. Por fim, a Revista Forbes elegeu a nossa cofundadora, Saville Alves, em 2022, como uma das 20 mulheres mais inovadoras das AgTechs Brasil.



Site oficial: https://www.alimentesolos.com.br



Imprensa



Temas Relacionadas



https://noticias.ambientalmercantil.com/2021/07/irrigacao-comeca-a-transformar-solos-arenosos-em-paisagens-verdes/

https://noticias.ambientalmercantil.com/2021/01/plataforma-para-consultas-pesquisadores-da-embrapa-lancaram-o-mais-abrangente-mapeamento-ja-realizado-sobre-a-suscetibilidade-e-vulnerabilidade-dos-solos-brasileiros-a-erosao-hidrica/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/01/em-parceria-com-heineken-solos-e-awe-irao-reciclar-100-das-garrafas-de-vidro-por-meio-do-projeto-vidrado/