Dia da Terra: como a Inteligência Artificial do Google pode ajudar a preservar o meio ambiente

Dia da Terra: como a Inteligência Artificial do Google pode ajudar a preservar o meio ambiente

Imagem: Divulgação



- Conheça novo doodle em homenagem ao dia e três aplicações de Inteligência Artificial que contribuem com a saúde do planeta Terra;

- Veja também as novidades da empresa para promover escolhas mais sustentáveis.

Abril de 2024 - No Dia da Terra, 22 de abril, o Google traz um novo Doodle para destacar a beleza natural e a biodiversidade do planeta e nos lembrar da importância de proteger a Terra para as gerações futuras. No último ano, o planeta atingiu temperaturas que trazem um impacto irreversível ao seu ecossistema e é neste contexto que a tecnologia pode ser uma aliada promissora.



Um estudo recente realizado pelo Ipsos, encomendado pelo Google, revelou um consenso global de que “soluções para as alterações climáticas” deve ser um tópico prioritário para investimentos em Inteligência Artificial.



Conheça abaixo algumas iniciativas e recursos do Google que usam IA para ajudar a preservar a fauna e a flora brasileira, e que podem contribuir para a tomada de ações de pessoas, governos e empresas para transformar o ecossistema com o objetivo de proteger o meio ambiente de forma mais consciente, responsável e eficaz. 



IA na preservação da biodiversidade



Com o propósito de proteger a natureza, os animais e vivermos em harmonia, a Associação Onçafari coleta e analisa mais de mil horas de vídeos todos os meses utilizando armadilhas fotográficas, que ajudam no entendimento da dinâmica populacional nas regiões monitoradas, identificação de espécies raras e/ou ameaçadas e detecção de potenciais conflitos entre humanos e a natureza selvagem, além de diversas outras aplicações práticas e acadêmicas.



Para trazer ainda mais inteligência à atividade, o Onçafari está implementando um processo automatizado de identificação das espécies detectadas nos vídeos coletados, por meio da plataforma Vertex AI, plataforma de machine learning do Google Cloud. Com o apoio de voluntários do próprio Google Cloud, todo o fluxo de trabalho foi reimaginado, desde a instalação e georreferenciamento das armadilhas fotográficas, passando pela triagem automática baseada em IA e revisão humana em casos específicos, até a análise integrada dos dados para consumo interno e externo. O Onçafari já está utilizando um aplicativo desenvolvido a partir do AppSheet - plataforma de desenvolvimento sem código do Google Cloud - para realizar a instalação, manutenção e gestão das armadilhas fotográficas.



Como próximo passo da parceira, um sistema de gestão de ativos digitais está sendo lançado, inicialmente na base Caiman, para permitir a organização, busca e revisão dos milhares de vídeos capturados todos os meses nas bases Onçafari. Este sistema está conectado ao Vertex AI para execução da triagem e organização automática dos conteúdos coletados, o que trará mais agilidade e otimização na organização dos conteúdos capturados, além de possibilitar a ampliação do monitoramento.



IA no enfrentamento da crise climática 🌐



Para alertar sobre incêndios



Com o aumento das temperaturas do planeta, os incêndios estão atingindo florestas, colocando em perigo o ecossistema local e comunidades vizinhas. Por isso, a detecção de um incêndio florestal na fase inicial, conhecida como ignição, é essencial. É nesse estágio que a temperatura do ambiente ainda não está tão elevada, sendo possível encontrar a causa do incêndio e tentar contê-lo com mais facilidade.



Em colaboração com os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o Google está desenvolvendo um projeto que utiliza modelos de IA, treinados com imagens de satélite e outras variáveis, para a detecção de incêndios florestais em seus estágios iniciais e emissão de alertas com o intuito de ajudar autoridades públicas locais e nacionais em seus planos de ação para o combate a incêndios.



📌 Além disso, o Google usa IA e imagens de satélite para mapear as fronteiras de incêndios e queimadas e oferece na Busca e no Maps uma experiência de alertas que mostra o perímetro e a localização dos focos quase em tempo real para os usuários. Ao pesquisar por incêndio + a região afetada, é possível ter acesso também a notícias locais e informações úteis de contatos de emergência, permitindo que as pessoas se mantenham seguras e informadas sobre possíveis perigos próximos a suas casas.



📌 No Maps, as pessoas também receberão avisos caso se aproximem de um incêndio ativo. Se alguém estiver explorando uma área próxima a um incêndio florestal, ela receberá um alerta ambiental com as informações mais recentes no aplicativo.



Para monitorar o desmatamento



Os avanços que o Google está fazendo em IA, computação em nuvem e tecnologia geoespacial oferecem às pessoas novas formas de acessar e processar informações e desenvolver soluções poderosas para dar forma à mudança. O Google Earth Engine fornece as ferramentas e poder computacional massivo para que cientistas, pesquisadores e governos detectem mudanças na superfície da Terra. Ele combina dados de centenas de satélites e conjuntos de dados de observação da Terra com computação em nuvem, para mostrar informações oportunas, precisas e de alta resolução sobre o estado dos habitats e ecossistemas do mundo.



Com o poder do Google Cloud e com a inteligência do Earth Engine, organizações como MapBiomas e Imazon estão criando informações valiosas e insights que contribuem para os esforços contra o desmatamento na Amazônia.



Para prever enchentes próximos a rios



Disponível no Brasil desde o final de 2022, o Alerta de Previsão de Inundações em regiões ribeirinhas usam modelos IA para prever cheias com dias de antecedência e alertar comunidades sobre uma enchente em sua área, fornecendo alertas e informações com base em dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A ferramenta está disponível para habitantes de 80 localidades brasileiras, da região amazônica ao sul do país, e ajuda as pessoas a encontrarem informações úteis em tempo real na Busca e no Google Maps.



Viagens sustentáveis: novos recursos no Maps e Search Engine 🔍



O impacto ambiental de uma viagem de avião pode variar bastante dependendo do voo que você escolher. Agora, com o Google Voos você pode ver as emissões estimadas para quase todos os voos nos resultados da pesquisa e filtrar as opções com menor emissão.



Essas estimativas são alimentadas pelo Modelo de Impacto de Viagens (TIM), uma metodologia que publicamos em 2022 para prever emissões de voo por passageiro. Para tornar esta informação ainda mais acessível, as estimativas agora também estão disponíveis através de uma API para desenvolvedores, que permite que qualquer aplicativo ou site exiba as emissões dos voos, assim como o Complemento do Planilhas Google e a calculadora no site da TIM.



Imprensa



Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/11/google-anuncia-iniciativas-para-ajudar-cidades-brasileiras-em-acoes-de-combate-a-crise-climatica

https://noticias.ambientalmercantil.com/2018/07/onu-meio-ambiente-e-google-anunciam-parceria-para-mapear-ecossistemas
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/04/dia-da-terra-como-a-inteligencia-artificial-do-google-pode-ajudar-a-preservar-o-meio-ambiente/