Casa dos Ventos utilizará água de reuso para projeto de hidrogênio verde no Pecém

Casa dos Ventos utilizará água de reuso para projeto de hidrogênio verde no Pecém

Imagem: Divulgação | Companhia firmou memorando de entendimentos com a Utilitas para usar no projeto que prevê uma planta de hidrogênio e amônia verde no CIPP.


Junho de 2024 - A Casa dos Ventos, protagonista da transição energética e líder brasileira em geração renovável, avança com o projeto de produção de hidrogênio e amônia verde no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará. A companhia firmou um memorando de entendimento (MoU) com a Utilitas, empresa que atua no tratamento de água e de efluentes, com o objetivo de obter fornecimento de água de reuso para o empreendimento, um dos mais avançados do gênero com área assegurada, licenciamento ambiental prévio obtido e estudos de engenharia e viabilidade financeira em evolução.


O empreendimento será dividido por fases e terá sua  capacidade final de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo 1030 toneladas de hidrogênio por dia, o que possibilitará a produção de 2 milhões de toneladas de amônia por ano. O documento assinado com a Utilitas prevê a contratação de uma vazão de até 1.500 m3/hora de água bruta de reuso, suficiente para alimentar a primeira fase de produção.


“Este documento consiste em um importante passo para a adoção de medidas ambientais sustentáveis ao longo de toda a cadeia produtiva do hidrogênio e da amônia verde no Pecém”, afirma o diretor de Engenharia da companhia, Francisco Habib.
"O fornecimento de água bruta de reuso reforça os aspectos de sustentabilidade e de responsabilidade social que envolvem o empreendimento, uma vez que a água para atender à planta da Casa dos Ventos virá de reaproveitamento e do tratamento correto do esgoto", destaca executivo.

A Utilitas fornecerá à Casa dos Ventos água de reuso produzida a partir dos efluentes sanitários da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), gerados por uma população de cerca de 1 milhão de habitantes. Os efluentes sanitários pré-tratados receberão tratamento adicional na Estação de Produção de Água de Reuso (EPAR) Hidrus, de forma a atingir qualidade de água de reuso.


“A Casa dos Ventos está comprometida com a transição energética e, portanto, um dos objetivos que busca atingir no projeto H2V Pecém é a adoção de soluções sustentáveis e ambientalmente aceitas do início ao fim do projeto, sendo a utilização de água de reuso parte fundamental deste objetivo”, afirma Habib.

Sobre a Casa dos Ventos


Somos referência em energia renovável e protagonista na transição energética do Brasil. Com quase duas décadas de atuação, temos conhecimento em todos os elos da cadeia do setor e trabalhamos para que nossos clientes tenham redução de custos e atinjam suas metas de emissão de forma eficiente e sustentável.


Para avançar em nossa posição de relevância no setor, possuímos, conjuntamente com empresas do grupo, o maior portfólio de projetos eólicos e solares do País, com aproximadamente 30 GW de capacidade. Aceleramos nosso crescimento por meio da joint venture com a TotalEnergies, uma das maiores empresas de energia do mundo, e nos tornamos o veículo exclusivo de renováveis da multinacional no país.


Somos signatários do Pacto Global da ONU e trabalhamos de forma alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às melhores práticas de ESG; preservamos os biomas locais e desenvolvemos projetos sociais nas comunidades em que estamos presentes, de modo a contribuirmos para impulsionar o Brasil rumo a uma economia de baixo carbono.


Site oficial: https://casadosventos.com.br


Imprensa


Temas Relacionados


https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/11/casa-dos-ventos-conquista-selo-ouro-do-programa-brasileiro-ghg-protocol
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/03/casa-dos-ventos-anuncia-ciclo-de-expansao-e-apresenta-nova-identidade-visual
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/06/casa-dos-ventos-utilizara-agua-de-reuso-para-projeto-de-hidrogenio-verde-no-pecem/