Bionegócios na Amazônia

Bionegócios na Amazônia

Imagem: Divulgação | Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) vai receber o primeiro Hub de Inovação em Bioeconomia da Região Norte e conta com colaboração do IPT.


Setembro de 2024 - A iniciativa será fruto de uma parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).


O anúncio foi feito em 5 de setembro, pelo secretário da Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Rodrigo Rollemberg, dentro do workshop 'Iniciativas de Pesquisa e Inovação para a Amazônia', promovido pela Finep, na sede do CBA em Manaus.


"Vamos transformar uma área que há 22 anos foi concebida como um hotel aqui no CBA com 27 apartamentos, mas que nunca funcionou adequadamente para agora se transformar efetivamente em um hotel, só que um hotel de empresas. Vamos receber startups, aceleradoras da área de bioeconomia, fazendo aqui no CBA um grande hub de inovação, um hub de bioeconomia. O Sebrae vai entrar com as bolsas para os empreendedores e promover mentorias e com isso transformaremos isso em um ambiente de inovação, desenvolvendo produtos e negócios a partir da biodiversidade da Amazônia, trazendo benefícios e riquezas para a população local", explicou Rollemberg.

O Hub de Inovação em Bioeconomia integra o projeto CBA Open, o qual pretende estimular a promoção dos bionegócios na Amazônia, a partir do estímulo às alianças estratégicas envolvendo ICTs, governos, organizações da sociedade civil, grandes empresas, startups, investidores, agentes fomentadores, entre outros atores, que objetivem a geração de produtos, processos e serviços inovadores por meio da transferência e a difusão de tecnologia.


A iniciativa também contará com a colaboração estratégica do IPT.


"A criação do hub de bioeconomia no CBA, em parceria com o Sebrae e a ABDI, representa um marco significativo para o fortalecimento dos bionegócios. Essa colaboração estratégica amplia nossa capacidade de conectar inovação, tecnologia e sustentabilidade, acelerando o desenvolvimento de soluções que valorizam os recursos da Amazônia de forma responsável. Nosso objetivo é transformar o conhecimento e as potencialidades da biodiversidade em oportunidades concretas para o mercado, sempre respeitando e promovendo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental", destacou o diretor de Operações do CBA, Caio Perecin.

Site oficial: https://ipt.br


Imprensa


Temas Relacionados


https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/02/estudo-destaca-importancia-de-protagonismo-indigena-nas-discussoes-sobre-bioeconomia/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/05/sebrae-apresentou-solucoes-da-bioeconomia-para-a-cop30/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/09/bionegocios-na-amazonia/