ZEG Biogás e COAGRO assinam contrato para a primeira planta de biometano do Norte Fluminense

ZEG Biogás e COAGRO assinam contrato para a primeira planta de biometano do Norte Fluminense

Imagem: Divulgação | Primeira usina de biometano do Rio de Janeiro a explorar resíduos do agronegócio terá capacidade de produção inicial de 3,7 milhões de m3 por ano já no início de 2026


Setembro de 2024 - A ZEG Biogás e a COAGRO assinaram um contrato para a construção da primeira planta de biometano do norte fluminense, que também será a primeira do estado a produzir o combustível renovável a partir de resíduos agroindustriais. O prazo de implantação da biorrefinaria será de 18 meses, e a previsão é que a planta comece a comercializar o produto aos clientes já no início de 2026.


A biorrefinaria resultante da parceria terá capacidade inicial de produção de 3,7 milhões de m³ anuais, com a implantação prevista para começar já em outubro de 2024. Com um investimento aproximado de R$ 60 milhões a ser realizado pela ZEG Biogás, a usina será a primeira do estado do Rio de Janeiro a produzir Biometano a partir da vinhaça, subproduto da produção do etanol pela COAGRO, gerando, ainda, biofertilizante de alta qualidade no processo.


O projeto prevê ainda a possibilidade de ampliação da geração de biogás, caso haja maior disponibilidade de biomassa, o que poderá, inclusive incrementar e viabilizar a produção agroindustrial local ou a plantação de novas culturas ainda pouco exploradas.


“Esta parceria é fruto da cooperação mútua entre empresas que compreendem a importância da transição energética urgente rumo a economia de baixo carbono. O biometano é um combustível limpo, socialmente responsável, e contribuirá de forma relevante para tornar o Brasil uma potência energética renovável no curto prazo”, afirma o CEO da ZEG Biogás, Eduardo Acquaviva.
“Considerando também os Mecanismos de Ajustes de Carbono na Fronteira (CBAM, em inglês), que será aplicado aos produtos destinados à exportação para a União Europeia a partir de janeiro de 2026, ter a opção de um combustível limpo, que possa ser produzido de forma economicamente viável e que venha a substituir outros combustíveis fósseis na região portuária, é algo ainda mais urgente. Isso potencialmente trará um grande diferencial para a criação de corredores sustentáveis em nossa economia”, conclui o executivo.

Sobre a ZEG Biogás


A ZEG Biogás tropicalizou equipamentos já consolidados no mundo e desenvolveu tecnologias exclusivas de produção e distribuição de biogás e biometano, que permitem a eficiência de custos e escalabilidade de seus empreendimentos. Com participações da Vibra Energia, da Capitale e da FSL em seu quadro acionário, a ZEG Biogás reúne tecnologia de ponta, visão inovadora e uma estrutura robusta de infraestrutura e logística de distribuição. Esse know-how em diversos segmentos da cadeia a credencia a oferecer uma solução completa aos seus parceiros, desde a produção da molécula até o fornecimento ao mercado.


Trabalhando em favor do crescimento sustentável, com o propósito de alcançar a transição energética para uma economia de baixo carbono, a ZEG Biogás é uma empresa alinhada com as práticas da agenda ESG (Meio Ambiente, Social e Governança), oferecendo soluções integradas que buscam promover descarbonização, digitalização, descentralização e democratização de recursos.


Site oficial: https://zegbiogas.com.br


Imprensa


Temas Relacionados


https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/07/residuo-que-vira-energia-usina-de-biometano-pode-gerar-170-000-toneladas-de-creditos-de-carbono-por-ano/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/10/producao-de-biometano-tem-potencial-de-gerar-r-200-bilhoes-ano-no-brasil-ate-2050-aponta-estudo-da-roland-berger/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/09/zeg-biogas-e-coagro-assinam-contrato-para-a-primeira-planta-de-biometano-do-norte-fluminense/